quarta-feira, outubro 25, 2006
segunda-feira, outubro 23, 2006
PRAGA
Vista da Ponte Charles sobre o rio Vltava
MINHA MARATONA EM PRAGA
por Ana Paula Pisani
Meu destino desta vez é Praga, na República Tcheca. Cheguei no Hotel por volta das 13h. Como só tínhamos duas noites em Praga, resolvemos imediatamente nos programar. Com a ajuda do Concierge do hotel conseguimos agendar um tour pela cidade.
O tour tem duração de aproximadamente três horas. Passa pelos principais pontos da cidade e um guia fica responsável pela explicação.
Começamos o passeio pela Praça Central e paramos para uma explicação detalhada no Castelo de Praga, onde também se encontra a Catedral São Vito e o Palácio Real. Algo interessante de se ver é a troca de guarda que ocorre a cada hora.
O passeio encerra no curioso Town Hall Clock, (na Praça Central), um relógio que mostra o movimento do sol e da lua por meio dos 12 signos do zodíaco. Outra curiosidade é a imagem de 12 apóstolos que aparecem em forma de procissão a cada hora, vale a pena esperar e conferir. Ali próximo, é realizada uma feirinha onde podemos encontrar lembranças agradáveis do país.
Encerramos nosso primeiro dia com uma caminhada pela Litle Quarter, um dos pontos mais charmosos da cidade e também pelo bairro judeu Josefov.
No dia seguinte acordamos cedo e voltamos em alguns pontos da cidade. Pegamos o metrô, que é muito mais econômico, menos de um euro. Fomos direto ao Rio Vltava, onde decidimos fazer um passeio de barco com duração de uma hora. Dentro do barco você terá uma agradável vista da cidade, enquanto aprecia uma genuína cerveja Tcheca. Para quem tem mais tempo, poderá optar por passeios de até três horas, com almoço ou jantar e música.
De lá, caminhamos até a ponte Charles, que é aberta somente para pedestres, onde poderá encontrar quadros, bijutarias, cópias de grandes esculturas e muita música. Não esqueça de tocar na estátua de St. Jan Nepomucky, diz a lenda, que quem tocar retorna a Praga.
Descemos a ponte e aproveitamos para fazer reserva em um dos melhores restaurantes da cidade, o Kampas Park, com vista para a ponte Charles e o rio Vltava.
Paramos para uma cerveja, num bar em frente ao palácio Smiricky, no Lesser Town Square.
Recuperado o fôlego, andamos pela Praça Venceslau, que na verdade é uma avenida muito movimentada e rodeada por lojas, cassinos e restaurantes.
Aproveitamos o maravilhoso jantar e depois resolvemos conhecer a noite de Praga. Como nas grandes cidades, Praga possui diversão para todos os gostos, óperas, música ao vivo, danceterias, bares etc.
Optamos pelas danceterias e fomos para a Karlovy Lazne. O clube possui quatro andares, o que o torna um dos maiores da cidade. Cada andar uma musica diferente. É um lugar interessante, mas decidimos conhecer uma das mais badaladas danceterias da cidade a Duplex.
Famosa por ser bem frequentada e por receber Djs renomados da cena eletrônica, a casa não deixa a desejar, foi lá que finalizamos nossa noite e também nossa viagem, já que no dia seguinte teríamos que acordar cedo e retornar à Breda.
Fiquei encantada com a cidade, um verdadeiro museu a céu aberto. Cenários como o Rio Vltava e seus barcos, a ponte Charles e sua historia e a Catedral São Vito, faz de Praga um excelente convite para os amantes da arte e casais apaixonados.
Para quem optar como destino Praga, não esqueça de levar o ténis e boa viagem.
INFORMAÇÕES SOBRE AS ATRAÇÕES CITADAS
CASTELO DE PRAGA: É sede do governo e residência do presidente desde 1918. O castelo começou a ser construído no século 9, mas passou por várias reformas.
CATEDRAL SÃO VITO: Construção gótica iniciada em 1344, durante o reino de Charles 4, mas permaneceu inacabada até o século 19.
ANTIGO PALÁCIO REAL: Residência de príncipes e reis da Boêmia entre os séculos 11 e 17.
PRAÇA CENTRAL: É o centro vital de Praga, onde dá lugar aos principais eventos, além de um ótimo ponto de partida para conhecer a cidade. Ao redor da praça, existem diversos bares e restaurantes.
RELÓGIO ASTRONÓMICO: A cada hora um boneco representando a morte aciona um carrilhão por onde desfilam bonecos de 12 apóstolos seguindo São Pedro. O relógio foi construído em 1410 e matém o mecanismo original reformado em 1592 e 1572.
JOSEFOV: Bairro judeu, onde reúne seis das mais antigas sinagogas da Europa, como a Staronova de 1270, e um cemitério construído em 1470, com 12 mil lápides.
PONTE CHARLES: Essa obra gótica de 520 metros de extensão teve sua construção iniciada em 1357, por ordem de Carlos 4, liga as duas partes da cidade sobre o rio Vltava. Desde de 1950, e proibido o tráfego de veículos sobre a ponte, que se transformou em um calçadão movimentado. Lá pode ser encontrado réplicas de estátuas góticas e barrocas com imagens de santos católicos. Em cada uma das extremidades da ponte há torres de onde se pode vislumbrar o colorido dos telhados e as centenas de agulhas das igrejas de Praga.
PRAÇA VENCESLAU: Não é exatamente uma praça, mas uma avenida larga, apesar do nome. A região foi totalmente reconstruída no século 19, quando ganhou a feição atual e seus prédios em estilo "art nouveau".
SITES
RESTAURANTE
Kampa Park:http://www.kampagroup.com/
BALADAS
Karlovyhttp://www.karlovylazne.cz/
Duplexhttp://www.duplex.cz/
Assinar:
Postagens (Atom)